Psicomotricidade e
inclusão
Objetivo(s)
• Adquirir controle do seu corpo e
movimento;
• Estimular a lateralidade;
• Desenvolver noções e ordem espacial;
• Promover a inclusão;
• Trabalhar
noções de quantidade;
• Ampliar suas percepções visuais,
identificação, aprendizagem;
• Descobrir as possibilidades do corpo.
Ano(s)
• Pré-escola
• crianças de 4/5 anos
Tempo estimado
• Dois dias
Material necessário
• folha sulfite;
• Lápis de cor;
• Canetinha;
• Fita adesiva;
Desenvolvimento
1ª etapa
Primeiramente será
desenhado na folha sulfite os pés de cada crianças, contaremos quantos dedos
cada pé possui.
2ª etapa
Cada criança
contornara com canetinha o seu pé, trabalhando coordenação motora, permitindo
ao professor perceber quais alunos consegui segui os traçados, por fim colorir
os mesmos.
3ª etapa
Os pés de cada
criança serão colocados para uma direção diferente ora frente, lado ou para atrás,
a regra é acompanhar esses direcionamento.
De acordo com Quirós (1992, apud ELMAN; BARTH; UNCHALO, 1992, p.12) “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Dessa forma, entende-se que a motricidade e a psicomotricidade são interligadas e ambas desenvolvem os movimentos físicos e mentais, procurando educar o próprio corpo, sendo a psicomotricidade uma ação em que se desenvolvem todas as áreas do conhecimento.
FONTE(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/48643)
Comentários
Postar um comentário