Psicomotricidade e inclusão



Psicomotricidade e inclusão

Objetivo(s)
•          Adquirir controle do seu corpo e movimento;
•          Estimular a lateralidade;
•          Desenvolver noções e ordem espacial;
•          Promover a inclusão;
•          Trabalhar noções de quantidade;
•          Ampliar suas percepções visuais, identificação, aprendizagem;
•          Descobrir as possibilidades do corpo.

Ano(s)
•          Pré-escola
•          crianças de 4/5 anos

Tempo estimado
•          Dois dias

Material necessário
•          folha sulfite;
•          Lápis de cor;
•          Canetinha;
•          Fita adesiva;

Desenvolvimento
1ª etapa
Primeiramente será desenhado na folha sulfite os pés de cada crianças, contaremos quantos dedos cada pé possui.
2ª etapa
Cada criança contornara com canetinha o seu pé, trabalhando coordenação motora, permitindo ao professor perceber quais alunos consegui segui os traçados, por fim colorir os mesmos.
3ª etapa

Os pés de cada criança serão colocados para uma direção diferente ora frente, lado ou para atrás, a regra é acompanhar esses direcionamento. 


De acordo com Quirós (1992, apud ELMAN; BARTH; UNCHALO, 1992, p.12) “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Dessa forma, entende-se que a motricidade e a psicomotricidade são interligadas e ambas desenvolvem os movimentos físicos e mentais, procurando educar o próprio corpo, sendo a psicomotricidade uma ação em que se desenvolvem todas as áreas do conhecimento.
FONTE(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/48643)




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