A importância da psicomotricidade para Educação Infantil
Esses conceitos ou
habilidades básicas são condições mínimas necessárias para uma boa
aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora. O
desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor através da
estimulação; portanto não é um trabalho exclusivo do professor de Educação
Física, e sim de todos profissionais envolvidos no processo
ensino-aprendizagem.
Os principais
aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização
espacial e estruturação temporal. Além desses aspectos citados, é importante
trabalhar as percepções e atividades pré-escritas.
Um esquema corporal
mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem seus movimentos,
veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe são difíceis, a
caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa. (MORAIS, 2002)
Quando a lateralidade
de uma criança não está bem estabelecida, a mesma demonstra problemas de ordem
espacial, não percebe a diferença entre seu lado dominante e o outro, não
aprende a utilizar corretamente os termos direita e esquerda, apresenta
dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, não consegue
reconhecer a ordem em um quadro, entre outros transtornos. (MORAIS, 2002)
Problemas na organização
espacial acarretarão dificuldades em distinguir letras que se diferem por
pequenos detalhes, como “b” com “p”, “n” com “u”, “12” com “21” (direita e
esquerda, para cima e para baixo, antes e depois), tromba constantemente nos
objetos, não organiza bem seus materiais de uso pessoal nem seu caderno; não
respeita margens nem escreve adequadamente sobre as linhas.
Uma criança com a
estruturação temporal pouco desenvolvida pode não perceber intervalos de tempo,
não percebe o antes e o depois, não prevê o tempo que gastará para realizar uma
atividade, demorando muito tempo nela e deixando, portanto, de realizar outras.
Esses são alguns
aspectos que se podem observar em crianças que não desenvolveram adequadamente
suas habilidades psicomotoras. Verifica-se a necessidade de estimulá-la
adequadamente desde a mais tenra idade, tendo sempre claros, os objetivos a
serem alcançados e os objetivos das atividades propostas; o relacionamento
afetivo professor/aluno, o jogo prazeroso e a elevação da autoestima são também
aspectos de extrema relevância.
Partindo da concepção
que a psicomotricidade na Educação Infantil é importante, devemos valorizá-la e
trabalhar com as crianças no sentido de efetivar o seu verdadeiro significado.
FONTE(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/48643)
Comentários
Postar um comentário