Confeccionando uma
identidade
Objetivo(s)
·
Se auto reconhecer-se por meio da foto;
·
Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e
diferenças;
·
Noções matemática: tamanho, peso, igual e
diferentes;
·
Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto
indivíduo;
·
Enxergar-se a si próprio como parte de um
grupo, de uma unidade complexa.
Ano(s)
·
Pré-escola
Tempo
estimado
·
Uma semana
Material
necessário
·
Fotos das crianças sozinhas;
·
Folha impressa da réplica de uma identidade;
·
Balança;
·
Caneta esferográfica;
·
Papel contact;
·
Tinta de carimbo;
·
Régua.
Desenvolvimento
1ª
etapa
Roda de conversa para
perceber o que as crianças entendem por identidade, se sabem o que é
identidade? Se já viram uma identidade? O que compõem uma identidade? Se as
mesmas são iguais ou diferente? Se for diferente o que tem de diferente? Nesse comento
falaremos sobre a digital, se sabem o que é ? Que nenhuma é igual que cada
pessoa tem uma diferente do amigo, que é o que faz cada ser único. Feito isso tiraremos
fotos de cada criança no formato de identidade.
2ª
etapa
Após as fotos impressas cada
criança se auto observará e observara as dos colegas, feito isso carimbaremos a
identidade de cada aluno na sua respectiva identidade.
3ª
etapa
Assinar seu nome na
identidade, com auxílio do crachá cada criança tentara reproduzir seu nome.
4ª
etapa
Descobrir o peso e tamanho
de cada aluno, bem como comparar aos já pesados, quem pesa mais ou menos suas medidos,
maior ou menor e suas igualdade quem tem o mesmo peso ou o mesmo tamanho.
5ª
etapa
Receber sua identidade.
Comentários
Postar um comentário