A Primavera chegou
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Educação
Infantil
|
Natureza
e sociedade
|
Os
fenômenos da natureza
|
Educação
Infantil
|
Arte
Visual
|
O fazer
artístico
|
Educação
Infantil
|
Matemática
|
Espaço
e forma
|
Educação
Infantil
|
Movimento
|
Coordenação
|
Educação
Infantil
|
Movimento
|
Expressividade
|
Educação
Infantil
|
Linguagem
oral e escrita
|
Falar e
escutar
|
Educação
Infantil
|
Natureza
e sociedade
|
Objetos
e processos de transformação
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das
diferentes dimensões humanas;
• Desfrutar de momentos agradáveis em meio a
natureza, por meio de um passeio;
• Desenvolver sensibilidade e criatividade;
• Conhecer um pouco da história e obras de Van Gogh
e Vivaldi;
• Compreender a arte como saber cultural e
estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da
própria identidade.
Duração das atividades
As
atividades serão desenvolvidas em 4 momentos, não necessariamente consecutivos,
de 40 minutos a 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Primeiras considerações:
Essa proposta foi pensada para crianças entre 3 e 5
anos de idade. Seu objetivo é despertar o interesse e a sensibilidade das
crianças para as coisas belas, partindo daquilo que há em seu entorno: a
natureza. E mais especificamente a chegada da primavera, que desde há
muito inspira artistas como Van Gogh e Vivaldi. Conhecer algumas obras de ambos
e um pouco de sua história também está contemplado nessa proposta.
Primeiro
Momento: Um passeio em meio a natureza
Materiais: cesta, papel A4 e giz de cera.
Materiais: cesta, papel A4 e giz de cera.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Convide as crianças para um passeio nos arredores
da escola ou mesmo pela escola. O importante é que esse passeio possibilite o
contato com a natureza. Incentive-as a observar as plantas, a terra, os
pássaros e insetos, tocarem nas árvores e sentirem suas diferentes
texturas (áspero, liso, macio). Depois, pegue uma folha A4 e mostre para as
crianças que é possível, fazer o desenho da casca da árvore, colocando o papel
em contato com a árvore e passando o giz de cera (deitado) por cima do
papel. Cada árvore, terá um desenho diferente. E as crianças que tiverem
interesse em fazer essa experiência poderão escolher a árvore que mais gostarem
para descobrir como sairá o desenho dela. Depois convide o grupo para
sentarem-se, se possível à sombra de uma árvore e converse a respeito da beleza
da natureza. O que acharam mais bonito? Pergunte se sabem quais são as estações
do ano. Em que estação estamos? Qual estação mais gostam? Na opinião de cada
um, em qual estação as plantas ficam mais bonitas? Depois da conversa, proponha
ao grupo, juntar algumas folhas e gravetos do chão, que mais gostarem
para levar para a escola, e posteriormente fazer um trabalho que a professora
ainda vai explicar
Materiais: folhas recolhidas no passeio, papel A4, giz de cera.
Duração:
aproximadamente
40 minutos.
Organize
uma mesa com os materiais e convide as crianças a fazerem mais uma experiência;
agora com as folhas secas. Peça para que cada criança escolha três folhas
diferentes, e as coloque sob o papel. Em seguida, diga para passarem o giz de
cera (deitado),
e com força, sobre o papel. Logo perceberão, que diferentes desenhos de folhas
se formarão. Deixe que façam o desenho de quantas folhas desejarem, de acordo
com o interesse de cada criança.
Terceiro Momento: A natureza é uma
arte Materiais: tapete, almofadas, aparelho de DVD, televisão.
Duração:
aproximadamente
40 minutos.
Prepare
um ambiente acolhedor e agradável, com tapetes, almofadas, aparelho de dvd ou
data show, e depois convide as crianças a assistirem pequenos filmes
relacionados as estações do ano. Porém, antes de exibir os filmes, faça uma
roda de conversa com o grupo, explicando que, assim como eles, outras pessoas
também apreciam a beleza que a natureza emana em cada estação do ano. Os filmes
que irão assistir vão mostrar pinturas e músicas relacionadas as estações do
ano, feitas por um pintor e um músico muito famosos. Seus nomes são Van Gogh e
Vivaldi.
Disponível
em:
A
primavera de Vivaldi a Van Gogh. (3 minutos)
Júlia
Ficher - Vivaldi... Verão. (2 minutos)
O
inverno de Vivaldi a Van Gogh. (4 minutos)
O
outono de Vivaldi a Van Gogh. (5 minutos)
As
quatro estações de Vivaldi. (10 minutos)
Esse
último link trata-se de um desenho animado de 15 minutos, sobre a
primavera, que também pode ser visto com o grupo, mas talvez em outro momento,
para que não se perca o foco dos filmes de Van Gogh e Vivaldi.
Desenho
animado sobre a primavera
Após
assistirem ao filme, converse com as crianças para saber suas impressões.
Aproveite para trazer mais informações sobre o pintor Van Gogh, que viveu há
muito tempo atrás na Holanda, e que pintou mais de 400 telas. Fale também sobre
as músicas que ouviram no filme. Elas também foram feitas por um artista. Mas
este viveu na Itália. Seu nome é Vivaldi, e ele compôs mais de 700 músicas.
Essas que foram ouvidas tiveram inspiração nas quatro estações do ano. Vivaldi
viveu há muito tempo atrás, mas suas músicas, assim como as telas de Van Gogh,
ficaram conhecidas no mundo todo, até os dias atuais.
Depois
da conversa sobre os artistas, proponha para o grupo, também fazerem arte.
Explique que poderiam criar uma árvore, com as folhas secas que recolheram no
passeio para embelezar a sala, usando as folhas secas, papel e tintas.
Materiais: Folhas secas, cartolina, cola colorida verde e amarela.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Corte
a cartolina no formato de uma árvore e cole as folhas secas. Depois prepare uma
mesa com as colas verde e amarela, e convide as crianças a pintarem as folhas,
usando as colas. Depois de seco, cole um graveto na parte inferior para servir
de caule. Pronto, agora temos arte, temos beleza também em nossa sala.
Recursos Complementares
Biografia de Vivaldi
Biografia
de Van Gogh
A
primavera de Vivaldi a Van Gogh
O inverno
de Vivaldi a Van Gogh
O outono
de Vivaldi a Van Gogh
As quatro
estações de Vivaldi...verãohttp://www.youtube.com/watch?v=Sd95r8vPig8
Desenho
animado sobre a primavera
Avaliação
A avaliação se dará de forma a acompanhar o
desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados
observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes
aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com
os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus
conhecimentos a esse respeito. Envolveu-se nas atividades com autonomia e
criatividade; manifestou interesse e ou sensibilizou-se com as obras de
Van Gogh e Vivaldi. Os registros feitos pelo professor servirão também de
subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e
pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Autor e Coautor(es)
Autor: Roseli Iolanda da Cunha
FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa
Catarina
Coautor(es):
Graziela Maria Beretta López
FONTE:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53035
Comentários
Postar um comentário